A loucura e a lucidez de Hamaguchi Goryou

Na tarde  quente e abafada de 17 de junho de 1896 em Hiro-Mura ( atualmente Hirogawa-Cho /Provincia de Wakayama),ele estava no seu plato onde tinha sua casa que era rodeado pelas plantações de arroz como se fossem escadarias verdes,vendo os preparativos da aldeia para comemoração da colheita .

Não estava se sentindo muito bem e tinha ficado so com o neto. Acabara de ocorrer um terremoto,que ele considerou muito estranho-lento,longo e esponjoso..,das centenas que já presenciara.

Estava olhando o mar e avistou muito ao longe,a superficie escurecer e parecer estar se movendo contra o vento.O feeling de algo estranho,avivou a memoria das historias do seu avo .Pensou em correr para o Templo Shinto no topo da montanha,onde havia um sino.

Não  haveria tempo,comecava a escurecer,então gritou para o neto trazer um taimatsu (tocha) e começou a colocar fogo nas estacas onde o arroz pendurado secava, enquanto o neto olhava apavorado.

Nisso algumas pessoas ja tinham percebido algo estranho e algumas ate  ja se dirigiam a praia para ver,quando  tiveram que correr para ajudar a apagar o fogo.O monge do templo com a fumaça,tambem comecou a tocar o sino para alertar.

Quando os primeiros chegaram ao local,ele os impediu de combater o incendio,pedindo para chamar todos os outros.O neto dizia que ele tinha enlouquecido,mas ninguem reparou nele naquele tumulto.Quando as 400 pessoas da aldeia estavam reunidas ,a onda chegou e destruiu a vila.Ate hoje, ele e lembrado por causa dessa quase tragedia .Algumas pessoas  levantaram um templo em sua homenagem e foi chamado de Daymojin.

Quando acabou,ele confessou que tinha mentido e que o fogo fora obra dele.Uma ação condenavel na epoca. A cooperação de todos em caso de incendio era uma regra não escrita,pelas consequencias desastrosas que podiam atingir toda a comunidade com suas casas de madeira e papel.
Mesmo nos dias atuais ainda são maioria,ja me disseram que elas são frescas no verão e conservam a temperatura no inverno,mas so num bombardeio aereo americano a Tokyo,causou mais vitimas com o incendio apos, que as bombas atomicas de Hiroxima e Nagasaki.

Uma parte da vida de Hamaguchi Goryo,esta no livro (Living God) do escritor Irlandes-Americano chamado Lafcadio Hearn que adotou o nome de Koizumi Yakumo,a nacionalidade japonesa e aqui permaneceu para sempre.

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s