Terremotos e a Radiação de Fukushima

O Japão  por falta de recursos hidricos,teve que optar pela geração  de energia eletrica com  Usinas Nucleares e ja ha 55 reatores espalhados  pelas ilhas.

O vazamento de radiação  em 4 dos 6 reatores ,que são construções  recentes num pais que tem tremores quase diarios,fazem com  sejam uma ameaça igual ou pior que a de Chernobyl ,pela proximidade entre elas.
O terremoto que atingiu quase todo o pais,não era o que esta sendo previsto e monitorado,com o avanço de 2 a 3 cm por ano da Placa Tectonica das Filipinas,que acumula pressão a cada dia na baia de Tsuruga,na Provincia de Shizuoka ,onde existem 2 complexos nucleares mais antigos e vulneraveis(Hamaoka, a mais vulneravel).

liberação  de vapores radioativos do reator para aliviar a pressão, ja esta ocorrendo em uma zona de exclusão de 30 km ao redor delas.

Espero que nao precisem concreta-las,como aconteceu na Russia.

Usina Fukushima Daiichi teve uma explosão de nivel 4, ainda sem informações  precisas,que ja contaminaram centenas de pessoas na area. Ja são 6 dias do inicio e varios locais com mais de 300 abalos e realmente atipico no Japão,com terremotos que duram segundos e nao semanas.
                                                                   

Imagens do Tsunami de ontem,levando carros e casas.As sirenes de aviso de Tsunami Keiho evitaram muitas vitimas, soando 15 minutos depois do terremoto.Na televisão o aviso e feito imediatamente apos,ficando exposto na tela o tempo inteiro das transmisssões.

Começam tempos dificeis e incertos agora-9 Provincias começaram o racionamento de energia prevista para durar ate o fim de março,com a parada dos reatores.Montadoras paradas por falta de peças.

25% da produção  do Japão   estão  nestes locais atingido .Reator 3(Sangoki) de Fukushima tambem explodiu e os outros são  muito proximos um do outro. As pastilhas de iodo que estão  distribuindo nao serão suficientes para a população , o vento Nordeste ainda leva a radiação  para o mar ,que esta em  0.965 micro sievert/hora .

O reator 2 de Fukushima tambem apresenta superaquecimento e o 4 esta com principio de incendio.10 cidades num raio de 20km ja foram evacuadas e 2 no raio de 30 km ja estão em alerta. Os navios da base americana de Yokosuka estão se afastando da costa japonesa,com o aviso de nivel 5 no momento,registrado por um helicoptero americano que sobrevoou Sendai  e a tripulação  foi contaminada,mas num nivel aceitavel.Acabou a recuperação  economica do Japão por pelo menos 1 ano.

(.http://mapserver.gis.ttu.edu/japanquake/)

Mapa sismologico  do Japão da Universidade do Texas.

Em Fukushima e no Norte do Japão,começa a faltar agua,comida ,gasolina,tudo .Faz 1 hora tremeu de novo em Nagoya.Shindo 6 forte na região de Fujinomya.Exatamente na regiao do encontro das Placas das Filipinas e Eurasiatica.Tomara que não desencadeie o Tokai Jishin .Neste momento o governo ja não teria mais como controlar todas as consequencias. Perdi a conta dos abalos,nem sei mais..

Reator 3 explode.Companhias aereas começam a desviar os voos de Narita para Osaka e Chubu em Nagoya.Voos para o exterior saem lotados,vai ser dificil o retorno.

Como montar seu kit de sobrevivência para terremotos

1 – Fogão Portátil (“Kasetto Konro” / カセットコンロ)

Enquanto os abalos secundários continuam após o primeiro terremoto, é muito perigoso permanecer na cozinha. No Japão, as cozinhas por serem geralmente pequenas não possibilitam o rápido movimento em casos de emergência, além de haver o perigo de caírem armários e louças.

2 – Lanterna (“Kaichu Dento” / 懐中電灯)

O uso de velas é muito arriscado devido ao risco de incêncios por seu tombamento em conseqüência dos abalos secundários. Já as lanternas são seguras e tornam-se indispensáveis pela sua mobilidade e capacidade de iluminar pontos específicos na escuridão ou nos escombros.

3 – Rádio (“Rajio”/ ラジオ)

É o meio mais simples de obter informações e por ser portátil, pode-se usar mesmo estando em movimento e ser alimentado por pilhas.

4 – Água (“Mizu”/ 水)

Devido ao rompimento dos encanamentos, a distribuição de água poderá ser interrompida.

5 – Alimentos não-perecíveis (“Hozonshoku” / 保存食)

Após os abalos, as lojas, supermercados e lojas de conveniências provavelmente não estarão funcionando, devido aos riscos de desmoronamento ou mesmo que funcionem, não haverá um estoque suficiente. Entre vários tipos de “Hozonshoku” (literalmente pode ser traduzido como “alimento conservado”), os mais conhecidos são o arroz pré-cozido (que é preparado adicionando-se água fervida) e o biscoito enlatado (“kanpan”).

6 – Filme de PVC transparente (“Rappu”/ ラップ)

O filme de PVC transparente possui várias utilidades, já que facilitam o manuseio de utensílios, alimentos e a sua conserva mesmo com a falta de água (para lavar as mãos).

7 – Aquecedor descartável (“Kairo”/ カイロ)

Principalmente durante a noite ou na época de frio, um aquecedor descartável é muito importante.

8 – Luvas grossas de algodão (“Gunte”/ 軍手)

Para poder manusear objetos necessários no meio de pedaços de vidro e cerâmica espalhados dentro da casa.

9 – Sacos Plásticos (“Poribukuro”/ ポリ袋)

Para carregar objetos necessários e para colocar água no balde sem desperdiçá-la.

10 – Lenços umedecidos (“Uetto Tissue”/ ウエットティッシュ)

11 – Louças de aço inoxidável (“Sutenresu Shokki”/ ステンレス食器)

12 – Balde ou sacola própria para carregar água (“Kyusuibukuro”/ 給水袋)

13 – Cobertor (“Moufu”/ 毛布)

14 – Máscara (“Masuku”/ マスク)

O odor começa a proliferar nas regiões afetadas e também o risco de doenças infecto-contagiosas.

15 – Toalhas (“Taoru”/ タオル)

16 – Canivete (“Jackknife”/ ジャックナイフ)

17 – Capa de chuva (“Rain Coat”/ レインコート)

Informações úteis:
Os alimentos não-perecíveis e artigos de segurança para terremotos podem ser encontrados nas seções de artigos para terremotos em supermercados e “home-centers” (ホームセンター).

As autoridades aconselham as pessoas a reservarem alimentos não-perecíveis e água suficientes para 3 dias dentro da sacola de emergência. O período de 3 dias seria o tempo necessário para que parte da distribuição de água, energia seja estabilizadas e o tempo gasto para que os alimentos e bebidas providos pelo governo cheguem aos sobreviventes. Lembrar que os ítens acima descritos fazem parte de uma pesquisa elaborada por uma empresa privada e que alguns dos ítens não estão inclusos nos “Manuais de Prevenção Contra Terremotos” divulgados pelo governo japonês.

Outra ótima dica que eu li, é que é bom ter em mãos um Kit Camping, com barracas, sacos de dormir e cobertor. Pois diante de um grande terremoto, pode faltar lugar nos abrigos oferecidos pelo governo japonês. É, eu sei que essa lista é enorme, mas lembre-se que ela pode salvar sua vida! Não esqueça também de deixar seus documentos importantes em lugar de fácil acesso, assim como sua mala kit emergência também deverá estar em um lugar fácil, de preferência perto da entrada do apato, já que provavelmente será por ela que você sairá caso haja alguma eventualidade.

Ao soar as sirenes de terremoto, evite ficar dentro do apato, ou dentro de estabelecimentos, pois dependendo do grau, pode haver desmoronamentos.
Nesse caso, é melhor ir para a rua e ficar distantes de prédios e postes de alta tensão.
http://www.japaoemfoco.com/supostos terremotos que acontecerão no Japão

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s