Os ultimos soldados do Imperador

Este mes,noticiaram alguns corpos de soldados japoneses sendo resgatados,dos milhares que nunca voltaram,entre eles 2 irmãos  do meu Avo paterno e a polemica com grupos indigenas das Ilhas Marianas,reclamando do desaparecimento de parentes enterrados nas valas coletivas.

O  pais destroçado pela guerra e sem recursos financeiros suficientes, levou bastante tempo para repatriar os soldados,isolados nas Ilhotas do Pacifico .

Isso fez com que muitos resolvessem não  mais voltar,uns por vergonha,outros por terem perdido tudo em bombardeios,ate a familia,alguns casaram com nativas , um sem numero de razões que levaram o Governo Japones a considera-los desaparecidos em ação .

Um deles,o Subtenente Hiroo Onoda,ficou quase 30 anos escondido nas matas das Filipinas,por ordem do Major Taniguchi que ordenou que não  se rendesse ou fizesse Harakiri,ate o retorno das tropas japonesas ao arquipelago.

Tendo efetuado treinamento de guerrilha,sobreviveu em boas condições,o mesmo não acontecendo com 2 outros companheiros  .

Não  foi um dos ultimos soldados a se render, mas e o mais conhecido,por ter publicado esse livro .O isolamento so terminou, quando encontraram o Major Taniguchi e ele pessoalmente o informou de que estava liberado da sua ordem,apos jogarem panfletos na área onde se refugiara.Ficou conhecido pelos  brasileiros ao comprar uma fazenda no Mato Grosso do Sul para criar gado,ja que não  se adaptou muito ao Japão  Moderno. Vendo os jovens japoneses tendo problemas sociais,criou Acampamentos de Recreação ,com o dinheiro dos anos de Soldo acumulado,o que o obrigava a retornar ao pais natal algumas vezes ao ano,para palestras e eventos.

Recebeu a Ordem do Merito Santos-Dumont da FAB,pelo apoio que dava ao treinamento dos oficiais aviadores na sua fazenda.

Ele foi realmente o ultimo Samurai.

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s