Poraque de Natal

 Para comemorar o natal,este aquario tem um Poraque(peixe eletrico) para iluminar uma arvore de Natal.Aqui tem aquarios com muitos peixes da Regiao Amazonica,como o Pirarucu,Pintado e minusculos peixes ornamentais que fizeram fortunas de empresarios de Manaus.O nome Poraquê, na língua Tupi, significa “o que coloca para dormir”. Na verdade, esse peixe não poderia ter nome melhor. Graças à presença de células musculares especializadas, seu corpo é capaz de produzir energia (eletrogênese) e captá-la (eletro-recepção). Essas células, chamadas eletrócitos, encontram-se na cauda do animal – que corresponde a 90% do corpo do Electrophorus electricus. Um peixe-elétrico adulto pode ter cerca de dez mil mioeletroplacas, que são conjuntos de eletrócitos.


diferença entre uma célula muscular normal e um eletrócito é que, enquanto a primeira se contrai ao receber um estímulo nervoso, a segunda é adaptada para transformar a excitação em eletricidade. Isso acontece por meio da entrada e saída de íons, com cargas positivas e negativas, nas células.
onde a cauda e o polo negativo e a cabeca o positivo.
Esse fenômeno torna o poraquê capaz de matar um cavalo, com um choque de mais de 500 volts. Segundo diversos estudos realizados pelo INPA, esse peixe é capaz de produzir até 1500 volts. outra caracteristica interessante desse peixe e do pirarucu tambem conhecido como bacalhau brasileiro ,e que sobem a tona para respirar.

Os animal mais adorados no Japao, alem do Panda chines,que e alugado por mais de 1 milhao de dolares/anuais pelo zoo de Ueno,num gesto de boa vontade para com o governo chines,o Koala e a kKapibara(Capivara)brasileira.  Existem lojas especializadas em bichinhos de pelucia que tambem vendem os bonecos dessa especie .Nos Parques Ecologicos elas se aclimataram e adoram  banhar -se nas fontes termais vulcanicas . Protagonizam varios comerciais de tv,onde com seu jeito pacifico e tranquilo conquistaram o gosto popular japones.

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s