A Familia que construiu Castelos e Templos durante 1.428 anos.

A Kongō Gumi tem registro de 40 gerações,desde o ano 578 DC  . Era costume ter a data da fundação na fachada,como existia ha muitos anos no Brasil.Agora eles colocam -Since- e a data da fundação da Empresa no Japão.A excelencia no atendimento do cliente em qualquer loja  aqui ,tambem explicam essa longevidade nas empresas.

Uma das obras e o Osaka Castle.osaka-castleO Teikoku Databank editou uma lista de firmas centenarias e existiam 22.219 com 100 anos,1.191 com 200 anos e 39 com 500 anos em 2010.Em segundo lugar foi a Ikenobo, uma empresa de ikebana  (arranjo de flores japonês), que vem promovendo e ensinando ikebana desde 587; em terceiro ficou Keiunkan, um hotel em Nishiyama Onsen (uma área de resort ), fundada em 705. Os sete primeiros foram estabelecidos há mais de 1.000 anos.

A chave do sucesso desta companhia durante tanto tempo foi a escolha do sucessor que recaia no filho mais capacitado e ate o neto mais preparado.Na geração que não gerou filhos o costume japones de um familiar assumir o sobrenome da outra  manteve a continuidade da familia .Durante a ll guerra teve ate que fabricar caixões.Foi vendida em 2006 ,vencida pela falta de encomendas e principalmente pelo estouro da bolha imobiliaria e funciona agora como uma subsidiaria da Takamatsu Construction Group .

Numa outra classificação das empresas com base na data de sua fundação mostrou que 20.056 empresas (90,3%) foram estabelecidas há 100 a 150 anos, 605 (2,7%) há mais de 300 anos e 39 (0,2%) há mais de 500 anos. De acordo com o tipo de negócio, os varejistas assumiram a liderança global (6.279 empresas, 28,3%). Dentro da categoria de varejo, lojas de bebidas alcoólicas ,kimono e lojas de tecido para kimono representaram a maior fatia. O segundo maior foi os fabricantes (5.447 empresas, 24,5%), principalmente fazendo objetos budistas, saquê japonês e confeitos.

Os analistas da TDB descobriram que o segredo das empresas mais antigas dependia de serem capazes de “se adaptar à mudança”, não ficarem cegos pelos sucessos passados e não ter medo das mudanças.

Esta firma e recente ,so tem 6 gerações.Uma floricultura tradicional  nas imediações do templo Kyomizudera mas ela guarda  antigas e valiosas Caixas de Laca com incenso dos velhos clientes ,que ja a utilizaram nas cerimonias religiosas por  gerações .Eu imaginava que fosse um costume so de restaurantes para com seus clientes habituais,guardando suas bebidas preferidas.

No Brasil temos a Yamatoyama que já plantava Chá ha 350 anos e tem culturas em São Miguel Arcanjo e Tapirai.

Um exemplo de marceneiros japoneses que não utilizam nenhum Prego..

Anúncios
Esse post foi publicado em Antiguidades, Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s