Antigas lendas japonesas que foram preservadas-Ge Ge Ge no Kitaro de Mizuki Shigeru

 .
Mizuki Shigeru e considerado o pai do Yokai Manga.
No Pos- Guerra criava-se uma cultura cientifica e tecnologica em que o folclore mistico e o imaginario popular estava sendo rejeitado e esquecido em nome da modernidade .                                                                                              .
 A NHK  relembrou um momento do seu retorno. quando voltou de Papua New Guinea sem o braço esquerdo perdido na guerra so para ver os pais e voltar para a tribo Tolai que o tinha acolhido , tratado seus ferimentos,e tinham ate oferecido um lugar na comunidade ,casa e uma esposa .
Alguns soldados considerados desaparecidos optaram por não retornar,alguns por vergonha,familiares mortos e outras inumeras razões.
Foi convencido a ficar  no Japão,desenhou a a luz de velas por falta de dinheiro no pos-guerra,enfrentou fome e a oposição de pais que achavam suas estorias muito assustadoras para as crianças .  Agora o seu trabalho  e reconhecido  internacionalmente,apos ter desenhado o Akuma-Kun com o inicio das transmissões de tv.
 Na sua terra natal em Sakaiminato existem uma centena de estatuas de bronze retratando seus personagens nas ruas,Bunakake Babaa,Nezumi Ootoko,Medama Oyaji,etc.
Alem de trens e onibus pela cidade,como patrimonio nacional.
   
Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s