Defcon 2- a Terceira Guerra Mundial

  Defcon 2-o Relogio Atomico chegou ao limite..

Quando era garoto,achei que estava vendo o inicio da proxima Guerra Nuclear.A extinta Uniao Sovietica tinha abatido 2 avioes comerciais da Korean Air Lines ,um Boeing 707 que pousou num lago congelado e um Jumbo.

Quando um Spy U-2 foi abatido,os americanos não  souberam que o piloto não  havia ingerido veneno,nem auto-destruido a aeronave e contaram varias mentiras,ate mostrarem ele vivo e os destroços da aeronave.

Com a fotografia de misseis em Cuba,John F. Kennedy apareceu em rede nacional e anunciou que não  permitiria a entrada de navios russos,isolando a ilha ,o que significava uma Declaração  de Guerra.

Bombardeiros B-52 voavam dia e noite ate a Groenlândia e retornavam.So este ano divulgaram que um deles caiu e que as ogivas nucleares nunca foram recuperadas.

Nikita Kruschev inaugurou a era das sapatadas na mesa da tribuna numa assembleia da ONU.Os navios russos so mudaram de curso no ultimo instante depois de concessões  de ambos os lados.Mas essa guerra fria permaneceu por muitos anos,acelerando a Corrida Armamentista.

Quando houve um acordo de redução  do armamento nuclear,os bombardeiros eram desmontado em 3 partes e apos serem visualizados pelos satelites da antiga URSS completavam o desmanche.

Vivenciei uma parte dessa epoca ,sem que eu e meus colegas soubessem o porque,foi criado um Espaco Aereo Proibido a partir de Jacareacanga ate depois de Cachimbo.voavamos sem marcação  ,ate com problemas para desviar de mau tempo,nos voos cargueiros da Vasp diários  da Zona Franca de Manaus .So soubemos mais tarde quando fecharam o Buraco Atomico na serra do Cachimbo,onde seria detonada a primeira Bomba Atomica Brasileira.

Quanto querosene desperdiçado a toa….

Esse post foi publicado em Historias da Aviação, minhas memorias, VASP. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s