Tokai Jishin

cg_japan_139_220yNo dia primeiro de setembro de 1923,meu avo paterno Tyoiti estava na pequena fabrica de saque e minha avo preparava o almoço,quando aconteceu o grande terremoto de Kanto que destruiu Tokyo e selou seu destino.
Para salvar a familia entrou no Rio Sumida para escapar do incendio provocado pelos fogões a lenha e as casas de madeira.Numa das vezes que percorri o rio indo a Ilha de Odaiba,imaginava onde seria esse local.Apos muitas dificuldades,embarcou como agricultor,mesmo sem ter nenhuma experiencia na area.A sua foto no passaporte junto com toda a familia,foi feita com roupas simples que ele não tinha e foram emprestadas .
Apos 3 meses de navio e um pequeno estagio na Argentina ,aportou no Brasil.Trabalhando direto numa fazenda de cafe,minha avo chorava todos os dias,pedindo para voltar.Comprou terras,os filhos lhe deram netos e apos mais desgostos durante a ll guerra,onde apreenderam suas armas de caça,ate um radio que nem conseguia receber sinal do exterior,discriminação,a irmã perdendo um hotel devido ao bombardeio aliado a uma ponte estratégica próxima ao local,irmãos mortos nas Ilhas do Pacifico e sem contato com um irmão no Hawai,decidiu ficar no Brasil.
A ultima lembrança que tenho dele , apos um casamento de mais de 50 anos,minha avo falecer e ve-lo perder a vontade de viver.
Devido ao movimento das Placas Tectonicas,a ocorrencia de terremotos e diaria.Na minha primeira experiencia de Jishin ,quase sai de bermudas de casa,outra interditou para demolição um apto velho,que eu ate achei ótimo,indo para um outro mais novo.
Ja me acostumei,mas ha estatisticas de que entre 100 a 150 anos ocorre um grande terremoto que estudos indicam atingir a regiao da Baia de Tsuruga ( Shizuoka) e ali tem a usina de Hamaoka que foi construida antes de normas mais severas,apos serem comprovadas as falhas na construção das anteriores .
Mesmo assim dentre os 55  reatoresmais modernos,houve vazamento de agua radioativa numa delas.ninguem comenta ,ou desconhece,mas dependendo da epoca do ano,os ventos predominantes podem levar radiação de Hamamatsu a Tokyo em torno de 40 minutos.
Infelizmente temos que conviver com isso, atualmente não ha outra forma de geração de energia.Dependendo da intensidade havera nova erupção do Fujisan como ocorreu em 1707 ,logo apos o terremoto,que nem daria para mensurar essa tragédia se forem simultaneas.

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s