Colisão em Voo

untitled2eEntardece no Pantanal.Um bando de Quero-queros pousa exatamente na cabeceira oposta em Corumba.Acendemos os farois e aceleramos na posição  para tentar espanta-los.Não  se movem e temos horario para decolar.

Proximo a velocidade de rotação ,o bandolevanta voo e preparamos para ter uma parada de motor.Um deles entra na turbina e um cheiro acre invade a cabine,desligo o ar condicionado imediatamente e observo os parâmetros das  turbinas.

Um monomotor que vinha para pouso na Perna do Vento, fala na Fonia…Vasp,Vasp.. sua turbina pegou fogo.como se não  desse para saber,coitado …

Quando os parametros oscilaram, ocorre um stol de compressor e acumula querosene na camara de combustão  que queima de repente segundos apos.Os passageiros do  lado esquerdo devem ter visto uma lingua de fogo de alguns metros.

Pousamos  em Cuiaba com a turbina ronronando.O Boeing teve que retornar a Congonhas vazio para reparos.

Outro Bird Strike foi com F-5 da FAB atingido por um urubu e o oficial do assento traseiro teve que pousar com o canopy destroçado.

38 graus,e carissimos.Cada painel frontal custava o equivalente a um carro popular,aguentavam granizo por algum tempo,mas quando começavam a delaminar não  eram substituidos de imediato,ai tinham que ser monitorados com um gabarito ate o limite para a troca.

Um dos 737 ficou quase 1 mes para pintura e reparos que quase custou 1 milhão  de dolares por causa de 30 segundos dentro de formação  pesada ate sair.Cheguei a vê-lo em Congonhas com marcas do tamanho de bolas de golfe e chapas de aluminio levantadas pela perda de rebites e farois quebrados,que o levaram a efetuar um pouso sem iluminação em Viracopos.

Esse post foi publicado em Historias da Aviação, VASP e marcado . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s