Epoca de Transição e Treinamento

Epoca de chuva no Acre,durante o taxi  na pista de Rio Branco , instruo o co-piloto  a quando eu terminar o pião  na cabeçeira e alinhar,que ele segurasse o avião  nos freios e desse potencia máxima calculada para usarmos o menos possivel a pista   esburacada.

Quando ele pisou delicadamente no freio,os 16 discos atuaram e acho que um passageiro cumprimentou o outro.Tive que usar o P.A e pedir desculpas pela parada brusca,dizendo que um animal tinha cruzado a pista.Esqueci de informar que tinha entrado na cabine….(brincadeira)….

Ja tinha visto cobra em Santarem,um colega atropelou uma tartaruga em Macapa,vacas em Campo Grande que tinham passado pela cerca,em Fernando de Noronha tinha um sobrevoo mandatorio para ver se tinha cabras na pista,então  tudo  era possível nas pistas desse Brasil.

O pessoal que entrou para substituir a nos como co-pilotos enfrentou uma geração  mais compreensiva.

Quando entrei ocorreu um acidente na Serra de Pacatuba em Fortaleza com um b-727 em que o co-piloto não  teve a coragem de assumir a pilotagem e morreu informando que estavam abaixo da altitude de seguranca.

Em outra ocasiao o colega (r.) numa aproximação  em Maceio, quando não  havia Dme,devido a um desvio de mau tempo e um tremendo erro cartografico de altitudes de segurança naquele setor,chegou a avistar palmeiras de um morro ,quando puxou o manche e o Cte prontamente acelerou as turbinas.exemplo de Crew Coordination,onde não  ha tempo de falar  nada .

Os  briefings  de cabine e treinamentos de emergencias são  feitos constantemente, porque as coisas acontecem rapido demais para informar o que deve ser feito num momento desses.

Esse post foi publicado em Historias da Aviação, VASP e marcado . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s