Escalando o Fujisan

                                       (imagem refletida num dos 5 lagos que o circundam,-Yamanaka,Kawaguchi,Sai,Motosu e Shoji).

Final do feriado de Agosto,tinha combinado ir  numa excursão rodoviaria,mas devido a aproximação de um Furacão ela tinha sido cancelada.Como no mes tinham ocorrido centenas de pequenos abalos sismicos,alguns de pequena intensidade ,era possivel serem canceladas a escalada por ser considerado ainda um Vulcão ativo.Resolvi ir so.

O Fujiyama como se le de outra forma o ultimo kanji era considerado lugar sagrado e so monges o escalavam.Ele e formado por 4 vulcões,que foram sendo superpostos-Sentomitake e Komitake formaram a base,o Kofuji ainda da para ver uma cratera lateral e o atual Shinfuji.

Em Dezembro de 1707,foi a ultima erupção logo apos um terremoto.As  ultimas erupções anteriores aconteceram em media cada 300 anos.Fui de onibus ate o Gogome a 2500 metros porque Aokigahara-a floresta que a circunda deve ser escalada em grupos por segurança- um lugar amaldiçoado,o local de maior numero de suicidios aqui no Japão.

Mas e usado esporadicamente pela Forças de Auto-Defesa do Japão e Estados Unidos para treinamento .Era tambem usado na antiguidade como local de treinamento dos Yabusame  e Samurais.

Ao iniciar a subida a maioria compra um cajado de madeira com um sininho que e deixado no topo .Em cada abrigo e marcado com um ferro em brasa para recordação da jornada ,que para a maioria e penosa ,vi uma senhora dormindo em cima das pedras vulcanicas,imagina a dor nas costas depois.

Subi a noite,mas começou a ventar e resolvi parar no oitavo estagio para pernoitar porque pedras rolam e não da para ve-las e desviar.Paguei 50 dolares por um Futon e um prato de kare terrivel. A acomodação nas cabanas de abrigo e em beliches ,com um pequeno espaco entre as pessoas . Foi impossivel  conseguir dormir,so mesmo para evitar o vento que acompanha o avanço do Taifu..antes das 5 horas da manhã acordam todo mundo para continuarem a subida e conseguirem ver o nascer do Sol.Pena que a nebulosidade que acompanhava o Taifu escondia a paisagem la de baixo .Deixei metade da minha bagagem fora da cabana para pegar na volta e como sempre ninguem mexeu.Uma lata de refrigerante custa 5 dolares mas e bem melhor do que ficar levando peso na mochila,so que tem que levar o lixo na volta.

A altitude e o esforço me deram uma tremenda dor de cabeça.a segunda vez  tambem não tive sorte ,como a cada 100 metros a temperatura cai 0.65 graus Celsius estava o maior nevoeiro e não enxergava nada a frente.7 horas para subir e 4 para descer.

A terceira vez so se for no tratorzinho de esteira que abastece os abrigos ou de Helicoptero.

Ditado japones…Tolo  quem nunca subiu,mas mais tolo quem sobe 2 vezes o Fujisan…..

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s